O mundo mudou e, com ele, as necessidades do departamento de RH. Confira, nesse post, a importância da tecnologia para a área.

Que a tecnologia avançou muito nos últimos tempos, isso todo mundo sabe. Mas você já parou para pensar qual é o impacto dessa mudança no setor de RH?

Para conquistar resultados mais assertivos dentro das empresas, os profissionais de recursos humanos têm, cada vez mais, se adaptado às novas tendências e incorporado novos sistemas e ferramentas à sua rotina de trabalho. Assim, além de conseguir alinhar mais assertivamente a gestão aos bons resultados, o RH consegue otimizar funções, implantar novas soluções e traçar novos e mais desafiadores objetivos.

Benefícios da tecnologia no setor de RH

Os avanços tecnológicos possibilitaram que o setor de RH se tornasse muito mais moderno, atuante e necessário dentro das organizações. Isso porque os inúmeros benefícios de adotar a mudança levaram a área para uma posição mais estratégica, e não mais tão operacional.

Confira, a seguir, os principais ganhos de incorporar a tecnologia no setor de RH:

Aceleração dos processos:

O uso da tecnologia possibilitou a redução (ou mesmo extinção) dos papéis e das planilhas manuais. Como consequência, as atividades do setor se tornaram muito mais rápidas e os profissionais da área passaram a ter tempo para desempenhar funções mais estratégicas dentro da empresa.

Simplificação de funções:

Além de acelerar os processos, a tecnologia permite que o departamento de RH se comunique mais facilmente e, além disso, passe informações entre a equipe (ou entre candidatos) com maior facilidade.
Por exemplo: ao invés de levar o candidato de uma vaga até a empresa, o profissional de RH pode optar por uma entrevista online – o que certamente agilizará e simplificará o processo para ambas as partes.

Resultados mensuráveis:

Um dos fatores mais interessantes da incorporação da tecnologia no setor de RH é, sem dúvida, a possibilidade de mensuração dos resultados. Afinal, através dela é possível mensurar o custo-benefício e o ROI (retorno sobre investimento) com mais assertividade – e, como já dissemos nos benefícios anteriores, agilidade.

Otimização de tempo:

É inegável que, atualmente, o tempo vem se tornando cada vez mais valioso. E na rotina corrida de uma empresa, otimizar funções operacionais é muito vantajoso, inclusive financeiramente.
A tecnologia possibilitou, ao setor de RH, diferentes formas de otimização de tempo – visto que hoje é possível entrar em contato por e-mail, fazer entrevistas por vídeo chamada e até mesmo captar talentos através das redes sociais. Como consequência dessa nova realidade, os profissionais de recursos humanos passaram a possuir mais tempo livre para atuar em funções mais estratégicas da área, além de se sentirem menos desgastados pelas atividades operacionais.

Capacitação de profissionais:

Felizmente, os avanços tecnológicos trouxeram uma infinidade de conhecimento – visto que através da internet é possível fazer diversos cursos e se especializar em diferentes áreas.
Para os profissionais de RH, essa é uma vantagem muito bem-vinda. Através dela é possível se desenvolver profissionalmente, aumentar a qualidade do trabalho oferecido, reduzir falhas e, ainda, tornar o setor mais eficiente.

Engajamento da equipe:

Outro fator muitíssimo interessante da implementação do uso da tecnologia é o aumento do engajamento dos colaboradores da empresa. Afinal, a possibilidade de criar canais internos para o envio de normas, metas e mensagens informativas em geral facilita a comunicação e contribui diretamente para o maior engajamento da equipe frente aos objetivos da organização.

Redução de custos:

Como consequência de todos os benefícios citados nessa matéria, a empresa que passa a incorporar a tecnologia no setor de RH se vê reduzindo diversos custos – antes motivados por baixa produtividade, má otimização do tempo, equipe desqualificada, ausência de mensuração de resultados, etc.

 

Percebe como é inegável a importância da implementação da tecnologia no setor de recursos humanos? A partir dela o RH adquire mais controle e gestão de tudo que se passa na empresa, além de poder atuar como um setor estratégico e inegavelmente importante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu