Em meio a uma pilha de incontáveis currículos, o que fará com que o recrutador preste atenção no seu? Confira, nessa matéria, os pontos mais importantes para fazer com que o seu currículo te leve a tão sonhada recolocação profissional.

Se você fosse um recrutador com muitas tarefas a realizar, escolheria ler todos os incontáveis currículos em sua mesa ou optaria por olhar brevemente as informações mais relevantes de cada um?
Pois é, a esmagadora maioria dos recrutadores escolhe a segunda opção. Por isso, você precisa fazer com que o seu currículo seja interessante logo na primeira análise.

Para tornar esse objetivo possível, é necessário entender quais são os pontos mais valorizados no momento de análise de candidatos. E visando te ajudar nesse processo, o Grupo Elemento RH elencou os principais fatores que precisam estar no seu currículo para captar a tão desejada atenção dos recrutadores:

1. Dê destaque às informações importantes

Considere seu currículo como seu cartão de visita e dê início a ele com seu nome, idade, informações para contato e endereço. Além disso, deixe todas essas informações fáceis de serem encontradas pelo recrutador.

O profissional que estará analisando seu CV poderá usar esses dados para entrar em contato – ou mesmo para analisar se a contratação é viável de acordo com o seu endereço (se for a distância for consideravelmente longa, normalmente o CV será descartado).

2. Capriche no design e apresentação

Apesar de existirem inúmeros modelos de currículo na internet, é preciso tomar cuidado com qual deles escolher. Afinal, optar por um modelo elaborado demais pode prejudicar sua seleção, visto que excessos de informação e elementos não são bem vistos pelos recrutadores.

O design do seu CV deve valorizar as informações relevantes para a sua busca no momento. Por exemplo: se é seu primeiro emprego e você ainda não tem experiências profissionais para adicionar, o modelo deve dar destaque à sua formação.

Outro ponto muito importante é: o modelo que você escolheu está de acordo com a área e posição que você procura?
Lembre-se de buscar sempre por modelos de currículos que se adequem aos seus objetivos – clássicos para áreas mais sérias e inovadores para vagas em um mercado mais moderno e criativo.

3. Descreva seus objetivos profissionais

Você sabia que os recrutadores tendem a dar mais atenção a currículos que possuem objetivos profissionais? Isso porque as organizações normalmente buscam por candidatos que já conhecem seus diferenciais e sabem o que desejam profissionalmente.

Mas lembre-se: o profissional que analisará seu CV tem em média 40 segundos para ler todo o conteúdo. Por isso, seja direto, não cite mais de uma área de interesse e saiba se valorizar.

4. Dê ênfase aos nomes fortes do seu currículo

Se sua formação inclui instituições com força no mercado, busque valorizar essa informação da forma mais explícita e visível que puder. Além disso, é válido repetir o processo se você possui experiências profissionais em grandes e valorizadas empresas.

Caso nenhuma dessas duas opções faça parte da sua realidade, opte por compensar o fato descrevendo seu ramo de atuação de forma a valorizar seus antigos cargos. Assim, você fará com que o recrutador se situe melhor e não tire conclusões precipitadas sobre suas experiências.

5. Use portfólios online

O avanço da tecnologia possibilitou que os profissionais armazenassem os mais diversos tipos de trabalho na internet. Hoje, diferentes plataformas são usadas para criar um portfólio online – independente do formato que ele possua.
Por exemplo: se você trabalha com design, o Behance é uma ótima opção para montar um portfólio que te valorize. Já se você atua em uma área mais acadêmica, que tal optar pelo Linkedin para armazenar seus artigos?

Possuir um portfólio online se tornou tão comum que os recrutadores passaram até a esperar por essa opção. Por isso, escolha a melhor plataforma, dedique um tempo para separar suas melhores experiências e mãos à obra!

6. Revise o texto

Por fim, é hora de revisar todo o conteúdo que você adicionou ao seu currículo. Analise a fundo a gramática, preste atenção na escrita, leia novamente e veja se está, de fato, compreensível.

De forma geral, as falhas são muito mal vistas pelos recrutadores e causam uma péssima primeira impressão – podendo até ser o motivo do seu currículo ser descartado. Afinal, elas demonstram falta de atenção e descaso com a busca de oportunidade.

 

Precisa de ajuda para elaborar o currículo ideal para conquistar a vaga dos seus sonhos? Entre em contato com o Grupo Elemento RH e amplie as suas oportunidades de emprego!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu