Para começar o ano com uma equipe mais forte, é necessário saber liderá-la da forma correta, engajando e motivando seus colaboradores. Para te ajudar nesse processo, o Grupo Elemento RH elencou as principais dicas para se tornar um líder melhor em 2020.

É inegável que, muitas vezes, saber liderar é desafiador. Porém, para um gestor que deseja ver sua empresa crescer cada vez mais, essa habilidade precisa ser desenvolvida.

Um líder que não sabe gerir as atividades e comunicação como deveria pode levar uma equipe inteira à desmotivação – o que, por consequência, levará a empresa a uma baixa preocupante na produtividade. Por isso, antes de exigir uma mudança dos colaboradores, o gestor precisa saber como se posicionar para que essa evolução venha de forma natural e saudável.

O que é liderança?

O primeiro ponto que vamos aprender hoje é que liderar é completamente diferente de comandar. Afinal, um comandante dá ordens e é obedecido sem questionamentos – o que você não quer que seus colaboradores façam, certo?

Para uma empresa crescer, é necessário que todos integrantes do time se comprometam com o processo de evolução. Isso quer dizer que eles precisam entender como o fluxo de trabalho acontece e, também, que precisam ter autonomia para sugerir mudanças e possíveis melhoras.

Para que a relação de liderança exista, então, é indispensável que o líder faça parte do todo e também se considere um colaborador. Afinal, só assim ele entenderá o fluxo de trabalho de toda a empresa e conseguirá se colocar no lugar de seus colaboradores, sugerindo e colocando em prática soluções para problemas que antes não eram sequer notados.

Como se tornar um líder?

Se através do tópico acima você concluiu que ser líder é fazer tudo que os colabores esperam, já adiantamos que você entendeu errado. Ser líder é, além de falar, ouvir, compreender e enxergar seus funcionários como seres humanos que são, com particulares e características completamente diferentes.

A habilidade de liderar envolve, então, uma complexidade muito maior do que comandar. Envolve empatia, estratégia, visão do todo, empenho, esforço e, principalmente, humidade para admitir erros e aprender com eles.

E, falando em erros, vamos conferir algumas dicas para diminuí-los em sua gestão?

Saiba ouvir tanto quanto falar

Possuir uma boa comunicação com a sua equipe é um dos principais fatores que te levarão à uma boa gestão. Isso porque uma comunicação com ruídos pode fazer com que seus colaboradores entendam de forma errada sua solicitação e, assim, prejudiquem sua empresa.

Para se tornar um bom líder, porém, apenas falar bem não é o bastante – é necessário saber ouvir. Afinal, como já dissemos no começo da matéria, liderar é diferente de comandar.

Como comandante, você passa ordens que não devem ser questionadas e consequentemente se torna um temido chefe. Como líder, você gere processos, tarefas e, principalmente, pessoas. Por isso, ouvir o feedback delas perante sua gestão é indispensável para torná-la ainda melhor.

Estimule e valorize seus colaboradores

Se você fosse um funcionário, gostaria de conviver diariamente com um gestor mal humorado, profundamente exigente e exaustivamente negativo? Nós apostamos que não.
Além desse tipo de pessoa ser evitado por todos, um gestor com essas características desmotiva os funcionários e faz com que o otimismo seja minado da sua empresa.

Em sua liderança, dê ênfase às coisas certas. Seja positivo, estimule e valorize seus colaboradores e busque formas de trabalhar a motivação da equipe – e também a sua.
A gente garante que isso fará total diferença no dia a dia da sua empresa!

Ame seu trabalho

Assim como pontuamos na dica anterior, a motivação do próprio líder também é muito necessária. Isso porque, para ser um bom gestor e gerar sentimentos positivos em sua equipe, você precisa de dedicação, amor pelo trabalho e muita energia positiva.

Esses fatores, além de tornar o ambiente muito mais leve, transmitirão segurança aos colaboradores – que, como consequência, acabarão se inspirando em você e se tornando muito mais motivados. Por isso, para se destacar como líder, tenha em mente que é preciso amar muito seu trabalho e se sentir realmente motivado a exercer seu papel dentro da empresa.

Aceite novas ideias

Em nosso tópico “Como ser um líder?” do começo da matéria, já pontuamos que é indispensável possuir humildade para admitir erros e aprender com eles, e essa humildade deve estar presente nesse tópico também.

Ser um líder não significa que você sabe tudo – pelo contrário: significa que você deve saber ouvir para poder tornar sua gestão ainda melhor. Por isso, esteja sempre aberto à novas ideias e propostas, levando em conta que cada pessoa sempre terá algo novo a compartilhar.

Além de agregar grandemente à sua gestão, ser um líder aberto à novas possibilidades gera um ambiente democrático na empresa e torna o espaço muito mais colaborativo, motivando seus funcionários a ouvirem mais e a evoluírem com feedbacks também.

Valorize conquistas

Não podemos negar: reconhecimento e valorização são atitudes sempre bem-vindas. Nós gostamos, você gosta e, com certeza, seus colaboradores também gostam.

Sempre que tiver oportunidade, parabenize o trabalho da sua equipe e recompense-a pelo desempenho conquistado. Sem dúvida, isso criará um ambiente de muito entusiasmo e prazer em sua empresa – o que, a longo prazo, gerará resultados surpreendentes em seu nível de produtividade.

Se conheça verdadeiramente

Para fechar nossas dicas com chave de ouro, é hora de falar do autoconhecimento. Afinal, é através dele que você conhecerá suas habilidades e limitações.

Além de ser necessário saber qual tipo de líder você é para poder se tornar um ainda melhor, o autoconhecimento possibilitará que você identifique quais erros comete em sua gestão e que aprenda a lidar com elas da melhor forma. Assim, além de se ajudar como indivíduo e profissional, você ajudará sua empresa a alçar voos mais altos com uma equipe muito mais motivada e pronta para produzir!

E se sentir que não consegue sozinho e que precisa de ajuda nesse processo, saiba que estaremos sempre prontos para tornar o caminho mais fácil.
O Grupo Elemento RH te espera com tudo que você precisa para se tornar um gestor muito melhor!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu