Se você está começando o ano em busca da tão sonhada vaga de emprego, sabe que precisa de um currículo realmente atraente para chamar a atenção dos recrutadores. Para te ajudar nesse processo, o Grupo Elemento RH elencou os 5 principais erros que você não deve cometer em seu CV para conquistar a tão sonhada oportunidade profissional.

É visível que o mercado vem se tornando cada vez mais exigente. Como consequência, as seleções exigem mais do candidato – e, para chegar até elas, é necessário ter um currículo que realmente corresponda às expectativas das empresas.
Isso significa que seu CV precisa ser montado pensando em como agradar os recrutadores – caso contrário, ele será descartado logo na primeira análise.

Mas, afinal, como evitar deslizes no seu currículo que poderão arruinar sua oportunidade de emprego? Confira, a seguir, os 5 principais erros a serem evitados nesse processo:

Erros gramaticais no currículo ou corpo do e-mail

Você sabia que 1 ou 2 erros gramaticais já são o suficiente para te eliminar de um processo seletivo? Pois é. Isso porque os erros em relação à escrita demonstram não só falta de conhecimento da língua, mas também desatenção e falta de cuidado.

No momento de elaboração do seu currículo e do seu e-mail de apresentação, revise-os infinitas vezes e, no final, revise de novo. Depois, peça para mais alguém revisar.
Todo o cuidado é pouco para fazer com que a primeira impressão da empresa sobre o seu perfil seja a melhor possível!

Ausência do campo “objetivo profissional”

Uma das partes mais importantes do seu currículo é, sem dúvida, o objetivo profissional. Isso porque ele faz um breve resumo do candidato e é considerado um dos primeiros indicadores que os recrutadores analisam para saber se vão continuar lendo o CV ou não.

Quando você não adiciona esse campo em seu currículo, a impressão causada nos selecionadores é a de alguém que não possui uma área de especialização e que toparia tudo, mesmo não tendo qualificação para tal. Por isso, não deixe de elaborá-lo.

Na hora de colocar seu objetivo no papel, lembre-se de ser sucinto e, principalmente, de se valorizar. Apresente, de forma interesse, suas principais qualidades profissionais e o cargo que deseja ocupar.

Currículos exageradamente longos

Sejamos sinceros: se você fosse um recrutador com uma pilha enorme currículos em cima da mesa, daria atenção aos candidatos com mais de uma página de CV? Nós apostamos que não.

Se esforce para montar um currículo de uma página e preencha-o apenas com informações profissionais realmente relevantes. Por fim, analise tudo que adicionou e dê preferência às informações que se adequam à vaga que você está se candidatando no momento.

Informações importantes escondidas

Quando o recrutador bater o olho em seu currículo, ele deve enxergar de primeira as principais informações sobre você. Por isso, procure deixar no começo do CV todos os campos realmente interessantes do seu perfil como seus dados, experiências mais relevantes para o cargo, etc.

Em hipótese alguma deixe escondida uma informação que pode ser decisória para você ser selecionado para a vaga, hein?

Invenções de atividades

Um erro muito recorrente nos currículos é a invenção de atividades e/ou qualificações profissionais. Um exemplo bem claro disso é quando o candidato coloca que possui inglês intermediário, quando na verdade não possui nem o básico.

Na hora de elaborar seu CV, não queira impressionar os recrutadores com mentiras e seja realmente sincero em relação às suas experiências e qualidades profissionais. A honestidade é essencial desde o primeiro contato entre empresa e funcionário. Por isso, não minta em relação ao tempo de experiência em uma empresa ou cite qualificações que você (ainda) não possui.

 

Precisa de ajuda para elaborar um currículo de sucesso? Baixe nosso e-book e garanta todas as dicas para criar o CV que te levará à vaga dos sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu